Fórum MTSP - Clã de Age of Empires III (The Asian Dynasties - The War Chiefs)  

Resposta

LinkBack Opções do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição
Antigo
  (#1 (permalink))
Membro MTSP

Atividade no fórum Longevity
0/20 16/20
Today Mensagens
0/3 sssss5887

A decoreba já vai tarde: o vestibular pode acabar. - 28-04-2009, 12:03

O vestibular tradicional está acabando. Mas isso é bom ou ruim?

Em 1911, boa memória era sinônimo de inteligência. Até dá para entender. Naquela época, quando o governo brasileiro tornou o vestibular obrigatório para universidades públicas e particulares, conhecimento era coisa para poucos. Ter um baú de informações na cabeça já permitia a qualquer um ser pelo menos um bom profissional. Então não era surpresa que os vestibulares se preocupassem em testar basicamente a capacidade de memorização.
Um século e muita decoreba depois ela continua sendo uma habilidade louvável, mas não é nem nunca foi a mais importante – só a mais fácil de testar numa prova. Coisas fundamentais, como o raciocínio e a criatividade, ainda são menos levadas em consideração do que deveriam na hora de selecionar quem entra na universidade. Não é de espantar, então, que muita gente deseje a morte dos testes tradicionais. E não é desculpa de estudante burro: o próprio Albert Einstein dizia que a obrigação de decorar fórmulas foi a maior, e mais inútil, tortura pela qual passou na vida. Por isso mesmo todo mundo interessado no assunto vibrou quando o Ministério da Educação anunciou uma nova versão do Exame Nacional do Ensino Médio para substituir e unificar as provas das universidades federais. A exemplo do Enem antigo, ela promete exigir muito mais análise e raciocínio lógico do que informação bruta a ser decorada. Está aí a solução para o tormento?
Vamos ver. O MEC admitiu que inspirou-se no americano SAT (sigla em inglês para Teste de Medição Escolar), que é aplicado 7 vezes por ano (por enquanto aqui é só uma, mas a ideia é alcançar 7 também). Em duas versões: uma de raciocínio, que avalia matemática, leitura crítica e redação, e outra que testa o aprendizado de matérias específicas – física, história etc. Ambas reconhecidas pela qualidade das questões, que obrigam o aluno a de fato raciocinar. Mas a grama do vizinho não é tão verde assim. Apesar de bem formulado, o SAT é o terror mais profundo dos estudantes. Igualzinho ao que ocorre aqui, existe por lá toda uma indústria de cursinhos especializados em dicas e macetes para que os alunos se saiam bem nas provas. E há quem garanta que são necessários anos para esquecer o trauma do exame.
Os chineses que o digam. Por lá, a pressão para se sair bem em uma prova semelhante, que também é unificada e ocorre uma vez por ano, é tão forte que o vestibular está entre as causas das altas taxas de suicídio no país, de até 3,5 milhões de pessoas por ano.
Na Dinamarca, a prova simplesmente não existe: o que conta são as notas obtidas durante todo o ensino médio. Se o curso pretendido é engenharia, os examinadores levam mais em conta as notas do candidato nas aulas de matemática. Se a ideia é cursar letras, não tem muita importância ter passado raspando em química por 3 anos. Um sistema correto, mas também desesperador: quem é bom, mas repetiu o 1º colegial por alguma bobeira de adolescência, pode se complicar na hora da seleção. Como não dá para voltar no tempo e mudar as notas, o jeito é mudar de país.
Quem sabe para a Argentina, a Bélgica ou a França. Nesses, o acesso é garantido sem vestibular nem currículo: basta ter um diploma de nível médio, pelo menos para entrar nas faculdades menos concorridas (é o que acontece na prática por aqui também, já que os “processos seletivos” de algumas das nossas particulares
permitiriam a matrícula de um babuíno). Mas o acesso automático não garante nada em alguns casos: na Argentina, ao fim do primeiro ano de curso, há uma prova para decidir quem segue na faculdade ou não.
Entre as universidades mais disputadas do mundo, o método é mais complexo. É o caso das que fazem parte da Ivy League, o grupo das 8 americanas de elite (entre as quais Yale, Harvard, Colúmbia e MIT). Elas até levam em conta as notas do SAT, mas também avaliam currículos, exigem cartas de recomendação, fazem entrevistas pessoais... até a personalidade do candidato entra em jogo. Tudo conta: participação em grêmio estudantil, viagem de mochilão, trabalhos comunitários...
Na Universidade de Colúmbia, por exemplo, o que os examinadores olham mesmo são os trabalhos que o candidato desenvolveu na escola nos 4 anos anteriores. Para conquistar uma vaga no MIT, entre outras coisas o aspirante precisa fazer uma lista das 5 atividades mais importantes que considera já ter feito na vida. E pode ainda optar por falar sobre isso ao vivo, em uma entrevista com um examinador da universidade, o que pode aumentar significativamente as chances de admissão.Tudo isso, por sinal, não existe só para o bem do aluno. Mas para o da própria instituição. Um diploma de Harvard foi importante para a carreira de Barack Obama. Mas ter formado um Barack Obama que virou presidente é ainda mais valioso para Harvard, pois aumenta o
prestígio que a universidade já tem. Daí a importância de uma seleção realmente precisa.
Mas claro que, por melhor que seja, o novo Enem não vai transformar nossas federais em Harvards. Será apenas mais justo que os vestibulares-decoreba de sempre. Mas, se você acha que isso vai deixar as coisas mais fáceis, pode tirar o gabarito da chuva. Neste ano, cerca de 5 milhões de estudantes vão concluir o ensino médio no Brasil, mas há menos de 300 mil vagas nas faculdades públicas, as mais concorridas. Nos 5 cursos mais disputados das 5 universidades top de linha, são só 1 300 vagas. Um baita funil, que vai continuar duro de atravessar. Além disso, não importa o quanto o vestibular, ou mesmo a educação como um todo, melhore: sempre vai haver um punhado de instituições preferidas por alunos, professores e pelo mercado de trabalho. O caso dos EUA é emblemático: entre as mais de 4 mil universidades de lá, só aquelas 8 são objetos de desejo para valer. E, se é numa das favoritas que alguém quer entrar, não tem jeito: vai ter que ralar para mostrar mérito. Ainda bem.

"Cristianismo - A crença em que um zumbi cósmico judeu que era seu próprio pai pode te fazer viver para sempre se você simbolicamente comer sua carne e lhe dizer telepaticamente que você o aceita como seu mestre, para que ele possa remover uma força maligna presente na humanidade porque uma mulher-costela foi convencida por uma cobra falante a comer de uma árvore mágica... Sim, faz todo sentido."
  Enviar mensagem via MSN para MTSP_chavesnorris  
Responder com Quote
Antigo
  (#2 (permalink))
Marechal de Campo

4/20 18/20
Today Mensagens
0/3 sssss7410

28-04-2009, 12:38

interessante isso, ^^

sorte que jah passei no vestiba faz tempo, mas acho que ficaria legal uma prova menos decoreba, se bem que em termos gerais de quem vai entrar na faculdade vai continuar sendo os mesmos, os que estudam muito e os que pagam os melhores cursinhos, =P

soh uma ou outra pessoa tipo eu, que tenho memoria pessima mas um bom raciocinio logico teria alguma melhora na nota, XD

Última edição por MTSP_master_cesar : 28-04-2009 às 12:46.

Responder com Quote
Antigo
  (#3 (permalink))
Membro MTSP

0/20 16/20
Today Mensagens
0/3 sssss5887

28-04-2009, 13:11

Citação:
Postado Originalmente por MTSP_master_cesar Ver Mensagens
interessante isso, ^^

sorte que jah passei no vestiba faz tempo, mas acho que ficaria legal uma prova menos decoreba, se bem que em termos gerais de quem vai entrar na faculdade vai continuar sendo os mesmos, os que estudam muito e os que pagam os melhores cursinhos, =P

soh uma ou outra pessoa tipo eu, que tenho memoria pessima mas um bom raciocinio logico teria alguma melhora na nota, XD
somos 2 quanto a memoria, só q eu ja vo faze esse ano ai vai se pelo sistema atual

"Cristianismo - A crença em que um zumbi cósmico judeu que era seu próprio pai pode te fazer viver para sempre se você simbolicamente comer sua carne e lhe dizer telepaticamente que você o aceita como seu mestre, para que ele possa remover uma força maligna presente na humanidade porque uma mulher-costela foi convencida por uma cobra falante a comer de uma árvore mágica... Sim, faz todo sentido."
Responder com Quote
Antigo
  (#4 (permalink))
Marechal de Campo

0/20 20/20
Today Mensagens
0/3 sssss2992

28-04-2009, 13:52

Já era hora de mudar, pois o sistema atual está mais do que avacalhado. E isso se deve à proliferação de faculdades - hoje tem faculdade em qualquer esquina, muitas ainda sem sequer serem reconhecidas pelo MEC.

No afã de fazer face ao seu faturamento, o que menos se observa nessas faculdades é o critério rígido de entrada. O lance é admitir alunos, o lance é faturar mais e mais.

Assim, as provas de hoje são muito, mas muito fáceis - com exceção de honrosas e raras exceções, como a UNICAMP, o ITA, algumas Universidades Federais. Mas essas são execções, a regra é admitir sem ver quem está entrando. E que tipo de profissionais saem dessas faculdades?

Para vocês terem uma idéia, outro dia eu peguei uma petição onde o advogado escreveu a palavra homem sem o 'h' - ele escreveu omem. E não foi erro de digitação, porque ele mais adiante repetiu a pérola.

É tanto absurdo que eu vejo, todos os dias, que eu não sei como esses profissionais sobrevivem no mercado. É inadmissível um advogado que não saiba escrever bem a língua, pois é ferramenta de trabalho!

Tomara que as novas regras ao menos tentem desenhar um novo panorama do ensino deste país.

Só para Lembrar:
AMIZADE - LEALDADE - RESPEITO - HUMILDADE.
ATÉ O ÚLTIMO VILL !!!!

Responder com Quote
Antigo
  (#5 (permalink))
Banned

0/20 14/20
Today Mensagens
0/3 sssss3419

28-04-2009, 17:06

não vai acontece isso...

Responder com Quote
Antigo
  (#6 (permalink))
Membro MTSP

0/20 16/20
Today Mensagens
0/3 sssss5887

28-04-2009, 18:25

Citação:
Postado Originalmente por MTSP_Terminator_III Ver Mensagens
Já era hora de mudar, pois o sistema atual está mais do que avacalhado. E isso se deve à proliferação de faculdades - hoje tem faculdade em qualquer esquina, muitas ainda sem sequer serem reconhecidas pelo MEC.

No afã de fazer face ao seu faturamento, o que menos se observa nessas faculdades é o critério rígido de entrada. O lance é admitir alunos, o lance é faturar mais e mais.

Assim, as provas de hoje são muito, mas muito fáceis - com exceção de honrosas e raras exceções, como a UNICAMP, o ITA, algumas Universidades Federais. Mas essas são execções, a regra é admitir sem ver quem está entrando. E que tipo de profissionais saem dessas faculdades?

Para vocês terem uma idéia, outro dia eu peguei uma petição onde o advogado escreveu a palavra homem sem o 'h' - ele escreveu omem. E não foi erro de digitação, porque ele mais adiante repetiu a pérola.

É tanto absurdo que eu vejo, todos os dias, que eu não sei como esses profissionais sobrevivem no mercado. É inadmissível um advogado que não saiba escrever bem a língua, pois é ferramenta de trabalho!

Tomara que as novas regras ao menos tentem desenhar um novo panorama do ensino deste país.
WTF homem sem h LOOOOOOL
e as universidades na grande maioria são faceis msm, a prova é ridicula, ano passado fiz só por fazer, passei em primeiro lugar, prova muito facil, e se não bastase a prova ser facil, depois eles fazem ¨admição por redação¨, cara faz um texto todo tosco e entra

Responder com Quote
Antigo
  (#7 (permalink))
Brigadeiro

0/20 16/20
Today Mensagens
0/3 sssss1210

28-04-2009, 22:21

Citação:
Postado Originalmente por MTSP_chavesnorris Ver Mensagens
WTF homem sem h LOOOOOOL
e as universidades na grande maioria são faceis msm, a prova é ridicula, ano passado fiz só por fazer, passei em primeiro lugar, prova muito facil, e se não bastase a prova ser facil, depois eles fazem ¨admição por redação¨, cara faz um texto todo tosco e entra
eu axo q redação eh um bom jeito d selecionar alunos, pq testa a capacidade criativa e a amplitude do vocabulario do participante

sei lá, tenho 14 e to estudando q nem um lko pra passar pro pedroII, nunca fiz vestibular mas jah to pegando um ritmo d studo bem legal....me corrijam se mim estiver errado

Master Rafa says:

"eu respeito sua religião, mas respeite minha ciência
até parece que eles tão com medo de que exista essa prova, aliás, quem tá por trás disso acredita mesmo na religião?"

http://naointendo.files.wordpress.com/2010/08/wait.gif

Responder com Quote
Antigo
  (#8 (permalink))
Marechal de Campo

4/20 18/20
Today Mensagens
0/3 sssss7410

28-04-2009, 22:37

Citação:
Postado Originalmente por Mimsoueu Ver Mensagens
eu axo q redação eh um bom jeito d selecionar alunos, pq testa a capacidade criativa e a amplitude do vocabulario do participante

sei lá, tenho 14 e to estudando q nem um lko pra passar pro pedroII, nunca fiz vestibular mas jah to pegando um ritmo d studo bem legal....me corrijam se mim estiver errado
, meu portugues eh meio meia boca, kkk

agora fiquei em duvida dessa parta da sua fala, =P

Responder com Quote
Antigo
  (#9 (permalink))
Tenente-General

0/20 17/20
Today Mensagens
0/3 sssss1869

01-05-2009, 10:53

Esse, novo sistema ficou muito bom, meus professores outro dia deram uma palestra sobre isso, ficou muito melhor...
Agora com o ENEM valendo pra todo o pais, ficou show, são 200 questões, e voce escolhe as faculdades que quer e eles indicam de acordo com sua nota, qual deve ir!
Muito rox...

Enviar mensagem via MSN para MTSP_Don_Lopes  
Responder com Quote
Antigo
  (#10 (permalink))
Banned

0/20 14/20
Today Mensagens
0/3 sssss3419

01-05-2009, 21:39

Citação:
Postado Originalmente por MTSP_Everton Ver Mensagens
Esse, novo sistema ficou muito bom, meus professores outro dia deram uma palestra sobre isso, ficou muito melhor...
Agora com o ENEM valendo pra todo o pais, ficou show, são 200 questões, e voce escolhe as faculdades que quer e eles indicam de acordo com sua nota, qual deve ir!
Muito rox...
Corrija-me se eu estiver eradd, a faculdade pode optar por deixar ou não essa regra, sei lá, oq to querendo dizer q ela pode optar por n colaborar com essa "mudança"...
OBS: meu professor de matematica q falo

Responder com Quote
Resposta

Opções do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras de Mensagens