|
Marechal de Campo
|
25-04-2007, 18:49
Gente, algumas considerações:
1ª - Em relação à patente. A princípio, não concordo com mudanças no regimento interno do clã. A patente não é, em tese, prerrogativa para a pessoa desejar realmente colaborar - de verdade - com o clã. Lembro muito bem de um cabo, membro muito antigo, por sinal, que simplesmente era um dos melhores jogadores do clã. Era cabo pelo fato de nunca recusar-se a participar de qualquer combate, fosse o adversário soldado ou brigadeiro. É um tal de Caponi (hehehe).
2ª - A mudança numa norma norteadora deve ser feita como ultimo recurso, pois quando se muda a norma repetidamente é porque ele não foi bem feita. Nossa constituição é o maior exemplo disso, haja vista a edição de inúmeras emendas, que são editadas para atender à vontade do presidente de ocasião. Quando vemos aconstituição americana, a francesa, a alemã, a inglesa, vemos que são normas dos séculos 18 ! Não mudam, porque não se mudam princípios.
3ª - Para efetuar qualquer mudança de admissão no clã, o regimento necessariamente precisa ser alterado; e como é procedimento formal, é necessária a convocação dos membros do conselho superior para tanto.
4ª - Napa foi feliz quando fez as observações acima. Precisamos atentar para não sermos muito exigentes, pois em verdade o que existe é a alta rotatividade das pessoas nos clãs; acho que o nosso inclusive tem uma rotatividade baixa, em relação aos demais. E isso porque somos organizados, e oferecemos vantagens reais aos membros. Acho natural o entra e sai, isso faz parte da dinâmica dos grupos sociais, e com o MTSP não seria diferente.
5ª - Acho imprescindível o candidato, antes de entrar no clã, enviar e-mail afirmando que tomou conhecimento e aceita seguir os ditames do nosso regimento interno. Assim qualquer violação às regras estaria provada pelo simples fato de estar registrada tal manifestação. O líder só aprovaria a entrada no clã depois de receber tal documento.
6ª - Para adicionar requisitos mais específicos, prescinde-se mudança no regimento interno, desde que sejam mudanças com caráter regulamentador, que desçam a detalhes operacionais. Eu explico:
O líder pode baixar uma Instrução Normativa onde existam os seguintes detalhes de entrada:
A - TOMAR CONHECIMENTO E CONCORDAR FORMALMENTE COM O REGIMENTO DO CLÃ;
B - INFORMAR AS RAZÕES PELAS QUAIS DESEJA INGRESSAR NO CLÃ;
C - INFORMAR NOME COMPLETO, IDADE, CIDADE ONDE RESIDE, NICKNAME NO ESO;
D - OUTROS REQUISITOS NÃO ELENCADOS NESTE EXEMPLO.
Ora, senhores, vejam que esses requisitos descem a detalhes, são detalhes meramente formais, não tem o que na ciência jurídica chamamos de "aspecto material" da norma. Por aspecto material, entende-se aquele conjunto de normas que dizem respeito à essência da vontade da lei, ao âmago, ao cerne da lei.
Portanto, é defeso aumentar a patente de entrada por meio de Instrução Normativa.
Desculpem se estou sendo muito prolixo, mas temo que eu não seja entendido, por isso estou colocando tanta coisa. Por falar em estar me alongando demais, termino por aqui, lembrando que tudo são sugestões.
Minha avó me dizia um ditado que guardo até hoje:
"Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, meu filho!"
Portanto, senhores, tenhamos cautela com os atropelos...
Só para Lembrar: AMIZADE - LEALDADE - RESPEITO - HUMILDADE. ATÉ O ÚLTIMO VILL !!!!
|